Aruanã Instituto Pan-Amazônico
.png)
O nome Aruanã, inspirado no peixe amazônico conhecido por sua força e resiliência, simboliza os pilares que sustentam a organização: proteção, vigilância e transformação. O Instituto parte de um modelo baseado na transparência, inovação responsável e respeito à diversidade.
Objetivo
Adotar metodologias inovadoras para enfrentar desafios contemporâneos – desde os impactos socioambientais e climáticos até desigualdades e fragilidades das instituições democráticas –, integrando o rigor científico com o respeito pelos saberes tradicionais na promoção de soluções sustentáveis e justas.
Missão
Fortalecer a governança local, impulsionar pesquisas interdisciplinares e promover a justiça socioambiental e climática na Pan-Amazônia.
Visão
Ser referência na amplificação de demandas da região nos espaços de decisão e produção de conhecimento, contribuindo para a formulação de políticas públicas que reflitam as complexidades e desafios amazônicos.
Valores
• Justiça Social e Climática
• Inovação Responsável
• Equidade

Buscamos preencher uma lacuna existente no cenário de pesquisa e advocacy sobre a Pan-Amazônia. Diferente de muitas organizações que abordam a região de fora para dentro, o Aruanã é uma iniciativa nascida e desenvolvida na Amazônia, por amazônidas, garantindo um olhar genuíno e comprometido com as realidades locais.
Diretoria

Ananda Ridart
Diretora Executiva
Cientista social e política, jornalista, cientista de dados e doutoranda em Ciência Política (UFMG), com foco em Pan-Amazônia e América Latina. Possui ampla experiência no terceiro setor e em negociações climáticas globais, incluindo a COP. Atua na gestão estratégica e institucional do Aruanã, garantindo inovação, sustentabilidade financeira e expansão de redes e parcerias.

Israel Araujo
Diretor de Pesquisa
Antropólogo e doutorando pela Universidade de Brasília, com dupla formação em Biologia e Ecologia pelo Muséum National d’Histoire Naturelle (França). Especialista em comunidades tradicionais amazônicas e arranjos produtivos locais, conduz pesquisas socioeconômicas e culturais, além de desenvolver diagnósticos estratégicos para políticas públicas.

Luiza Aikawa
Diretora de Projetos
Cientista Política e doutoranda e mestre em Ciência Política (UFMG/UnB), especialista em metodologias de pesquisa e análise de dados para políticas públicas. Com passagem pelo IPEA, IBPAD e FLACSO-Brasil, tem experiência na coordenação de programas, transformação de dados complexos em estratégias e no desenvolvimento de soluções para reduzir desigualdades sociais.
Diretoria
Conselho consultivo
Conselho consultivo
Conselho consultivo

Gabriela Beltrão
Coordenadora Nacional Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC/PNUMA)
Equipe

Jonatas Aguiar
Pesquisador
_edited.jpg)
Luísa Borges
Pesquisadora

Ágata Poliany Abreu
Pesquisadora
%2014_10_edited.jpg)
Alan Brito
Pesquisador

Yuki Murakami Lima
Pesquisadora

Pedro Santos
Pesquisador

Josiane Silva
Pesquisadora

Ana Matos
Pesquisadora

Marliane Ribeiro
Pesquisadora

Ana Nascimento
Pesquisadora
Equipe
%201.png)


.png)





_edited.jpg)






.png)