top of page

Em debate para a COP30, Instituto pautou os impactos de crises climáticas na alimentação e defendeu a criação de fundos de reparação para sistemas alimentares tradicionais.

22 de setembro de 2025

Aruanã Pauta Segurança Alimentar em Debate para a COP30 e Propõe Mecanismos de Reparação

Notícia
Advocacy, Direitos humanos

O Aruanã esteve presente na oficina de elaboração do documento de posicionamento oficial da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional na COP30 promovida na sede da WWF Brasil, em Brasília (19/09). O nosso diretor de pesquisa, Israel Araujo, trouxe à pauta os impactos dos desastres climáticos no cotidiano alimentar de comunidades vulneráveis, salientando o aumento do consumo de ultraprocessados diante das dificuldades impostas por eventos extremos.


Além disso, o Instituto reforçou a necessidade de criação de mecanismos financeiros voltados à reparação de perdas e danos dos sistemas alimentares tradicionais afetados por tais crises climáticas, enfatizando que a sobrevivência sociocultural dessas comunidades depende da preservação de seus modos de vida e da segurança alimentar.


O papel do Aruanã vai além da participação em encontros de formulação de políticas. A organização atua na Pan-Amazônia promovendo pesquisas interdisciplinares, advocacy, capacitação, construção de lideranças e divulgação científica sobre direitos humanos, sustentabilidade, justiça climática e valorização dos saberes das populações locais. Suas ações incluem a implementação de soluções holísticas, produção de dados e indicadores, comunicação educativa e campanhas de engajamento que influenciam decisões políticas e ampliam a proteção dos direitos socioambientais.


Essas iniciativas consolidam o Aruanã como uma referência na defesa dos sistemas alimentares tradicionais e na busca de alternativas para fortalecimento de comunidades amazônicas diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas


container (13).png

Dedicados à promoção de soluções para os desafios da Pan-Amazônia. Contribuimos para o desenvolvimento sustentável, consciente e responsável da região.

Notícias relacionadas

Advocacy, Direitos humanos

Aruanã Pauta Segurança Alimentar em Debate para a COP30 e Propõe Mecanismos de Reparação

22 de setembro de 2025

Acessar notícia
Meio ambiente, Pesquisa, Direitos humanos

Aruanã Dados: A Fome na Amazônia apesar da produção recorde

22 de julho de 2025

Acessar notícia
Biodiversidade, Advocacy, Direitos humanos

Aruanã no Seminário Agenda 2030 e os Povos do Cerrado

18 de julho de 2025

Acessar notícia
bottom of page