top of page

Instituto amazônida passa a compor rede global de organizações comprometidas com justiça socioambiental, direitos territoriais e democracia

28 de abril de 2025

Aruanã Instituto Pan-Amazônico integra Rede Internacional de Advocacy e amplia articulação transnacional em defesa da Pan-Amazônia

Notícia
Advocacy
O Aruanã Instituto Pan-Amazônico agora integra a Rede de Advocacy Internacional (RAI)

Uma articulação global dedicada à promoção de políticas públicas justas, sustentáveis e democráticas. A inclusão do Aruanã na RAI consolida sua trajetória como um ator estratégico na defesa da Pan-Amazônia em fóruns multilaterais e processos de decisão internacional.


O Aruanã se estrutura como uma organização que ultrapassa as fronteiras da política climática. Sua atuação combina pesquisa aplicada, defesa de direitos, comunicação estratégica e construção de soluções. Sua entrada na RAI reforça uma missão que é, ao mesmo tempo, local e global.


“A adesão à rede é parte de um movimento consciente de ampliar as pontes entre a região e o mundo. A perspectiva que nos orienta nessa participação é a de uma Amazônia que atua como sujeito político, e não apenas como território impactado", explica Ananda Ridart, Diretora Executiva. “Mas também é uma oportunidade de escuta e aprendizado, em diálogo com outras realidades e estratégias.”

A partir da RAI, o Aruanã passa a integrar uma articulação estratégica que reúne organizações comprometidas com justiça socioambiental e fortalecimento democrático em escala global. A participação permitirá ao instituto ampliar seus canais de diálogo com outros atores da sociedade civil, acompanhar debates internacionais e colaborar em ações conjuntas voltadas à incidência em políticas públicas e direitos territoriais.


Essa nova frente de articulação internacional se soma ao trabalho já desenvolvido pelo Aruanã no Brasil. A presença na RAI reforça o compromisso do instituto com uma Amazônia que se reconhece como sujeito político e que busca, cada vez mais, ocupar os espaços onde decisões que impactam a região são debatidas.


container (13).png

Dedicados à promoção de soluções para os desafios da Pan-Amazônia. Contribuimos para o desenvolvimento sustentável, consciente e responsável da região.

Notícias relacionadas

Advocacy, Direitos humanos

Aruanã Pauta Segurança Alimentar em Debate para a COP30 e Propõe Mecanismos de Reparação

22 de setembro de 2025

Acessar notícia
Meio ambiente, Pesquisa, Direitos humanos

Aruanã Dados: A Fome na Amazônia apesar da produção recorde

22 de julho de 2025

Acessar notícia
Biodiversidade, Advocacy, Direitos humanos

Aruanã no Seminário Agenda 2030 e os Povos do Cerrado

18 de julho de 2025

Acessar notícia
bottom of page