top of page

Durante missão na ONU, Aruanã dialoga com Celeste Saulo, Secretária-Geral da WMO, sobre justiça climática, Amazônia e protagonismo científico do Sul Global.

23 de setembro de 2025

Aruanã dialoga com Celeste Saulo, Secretária-Geral da Organização Meteorológica Mundial, durante missão em Genebra

Notícia
Advocacy, Meio ambiente, Pesquisa

Durante a participação na 60ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, a diretora do Aruanã Instituto Pan-Amazônico, a diretora executiva, Ananda Ridart, se encontrou com a professora Celeste Saulo, atual Secretária-Geral da Organização Meteorológica Mundial (WMO) — primeira mulher e primeira sul-americana a ocupar o cargo.


O encontro foi uma oportunidade de dialogar brevemente sobre a urgência de integrar clima, justiça social e políticas alimentares no contexto amazônico. A conversa abordou a necessidade de dados territorializados, sistemas de alerta precoce adaptados à realidade dos povos da Pan-Amazônia e a urgência de ampliar a escuta e o protagonismo de pesquisadoras e defensoras da região.

Ananda destacou que "encontros como esse reforçam nosso compromisso em levar a perspectiva amazônida para dentro das instituições multilaterais. É preciso que o Sul Global, e especialmente a Amazônia, esteja representado não só nas pautas, mas nos espaços onde as decisões são tomadas."

A professora Celeste Saulo, meteorologista de carreira, ex-diretora do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina e referência em ciência climática e integração regional, tem atuado internacionalmente na defesa de sistemas meteorológicos mais justos, com ênfase na formação técnica, inclusão de jovens cientistas e fortalecimento das capacidades de países em desenvolvimento.

O Aruanã segue acompanhando de perto as agendas internacionais que impactam diretamente os territórios amazônicos, com o compromisso de conectar ciência, direitos humanos e ação política.

container (13).png

Dedicados à promoção de soluções para os desafios da Pan-Amazônia. Contribuimos para o desenvolvimento sustentável, consciente e responsável da região.

Notícias relacionadas

Advocacy, Direitos humanos

Aruanã Pauta Segurança Alimentar em Debate para a COP30 e Propõe Mecanismos de Reparação

22 de setembro de 2025

Acessar notícia
Meio ambiente, Pesquisa, Direitos humanos

Aruanã Dados: A Fome na Amazônia apesar da produção recorde

22 de julho de 2025

Acessar notícia
Biodiversidade, Advocacy, Direitos humanos

Aruanã no Seminário Agenda 2030 e os Povos do Cerrado

18 de julho de 2025

Acessar notícia
bottom of page