top of page

O Aruanã lança "Aruanã Dados", sua nova linha de comunicação científica, evidenciando o paradoxo da fome na Amazônia Legal: alta produção agrícola versus grave insegurança alimentar.

22 de julho de 2025

Aruanã Dados: A Fome na Amazônia apesar da produção recorde

Notícia
Meio ambiente, Pesquisa, Direitos humanos

O Instituto Aruanã tem o prazer de anunciar o lançamento de sua nova linha de comunicação científica, o "Aruanã Dados". Com o objetivo de disseminar informações relevantes e baseadas em evidências sobre temas cruciais para a justiça socioambiental, o editorial estreia nesta terça-feira, 22 de julho, trazendo à luz um dado alarmante sobre a insegurança alimentar nos estados da Amazônia Legal.


Nesta primeira edição do "Aruanã Dados", destacamos o paradoxo da fome na região amazônica. Apesar de um crescimento expressivo de 176% na produção agropecuária entre 2004 e 2023, um índice significativamente maior que a média nacional de 113%, esse aumento não se traduziu em mais segurança alimentar para a população local.


Um dos dados mais preocupantes revelados é que seis dos dez estados com maior índice de insegurança alimentar grave no Brasil estão localizados na Amazônia Legal. O Pará, por exemplo, que registrou um aumento de 294% em sua produção agropecuária no mesmo período, lidera o ranking da fome grave em 2023, com uma taxa de 9,5% – o dobro da média nacional. Em média, a insegurança alimentar grave na Amazônia Legal é 31% maior do que no restante do país, conforme dados da PNAD Contínua 2023.


ree

Essa realidade nos leva a questionar: se a produção de alimentos cresceu tanto, por que a fome ainda assola a região? Buscamos fomentar a reflexão sobre essa contradição, evidenciando que a insegurança alimentar não é primariamente uma questão de falta de produção, mas sim de desigualdade no acesso aos alimentos produzidos.


Acompanhe o "Aruanã Dados" para ter acesso a análises concisas e visuais de dados importantes sobre a Amazônia Legal. Nosso objetivo é informar e engajar a sociedade na busca por soluções para os desafios socioambientais da região.


container (13).png

Dedicados à promoção de soluções para os desafios da Pan-Amazônia. Contribuimos para o desenvolvimento sustentável, consciente e responsável da região.

Notícias relacionadas

Advocacy, Direitos humanos

Aruanã Pauta Segurança Alimentar em Debate para a COP30 e Propõe Mecanismos de Reparação

22 de setembro de 2025

Acessar notícia
Meio ambiente, Pesquisa, Direitos humanos

Aruanã Dados: A Fome na Amazônia apesar da produção recorde

22 de julho de 2025

Acessar notícia
Biodiversidade, Advocacy, Direitos humanos

Aruanã no Seminário Agenda 2030 e os Povos do Cerrado

18 de julho de 2025

Acessar notícia
bottom of page